Um visitante de outro sistema: astrônomos descobrem novo objeto interestelar no Sistema Solar
- Isabel Debatin

- 31 de jul.
- 1 min de leitura

Pela terceira vez na história, astrônomos confirmaram a presença de um objeto vindo de fora do nosso Sistema Solar. A descoberta foi feita no dia 1º de julho por um telescópio do projeto Atlas, no Chile, enquanto monitorava a região próxima a Júpiter. O brilho e a velocidade do corpo celeste logo chamaram atenção: ele não se comportava como um asteroide nem como um cometa comum, era um viajante interestelar. Batizado de 3I/Atlas, ele agora será estudado pelos principais observatórios do mundo nos próximos meses.
Diferente dos outros dois objetos interestelares já detectados, o excêntrico 'Oumuamua, em 2017, e o cometa 2I/Borisov, em 2019, o 3I/Atlas foi avistado ainda na fase de aproximação do Sol, o que permitirá observações mais detalhadas de sua estrutura e composição. Os cientistas acreditam que ele seja feito de matéria primordial de outro sistema planetário, funcionando como uma espécie de cápsula do tempo geológica. Com uma órbita muito inclinada e alongada, ele não está preso à gravidade solar e nunca mais passará por aqui.
Nos próximos meses, o 3I/Atlas deve se aproximar a 29 milhões de quilômetros de Marte, o que permitirá que sondas espaciais estudem sua química e evolução. Sua cauda, formada por gases vaporizados, deve crescer à medida que ele se aquece com a luz solar, criando um espetáculo visível para os telescópios. Para os astrônomos, cada novo visitante como esse é uma oportunidade única de aprender mais sobre os outros cantos da galáxia, e também sobre o nosso lugar dentro dela.
Fonte: National Geographic Brasil
Foto: Matt Dietrich

Comentários